Artistas se reúnem desde o início da noite deste sábado (28) no "Festival Lula Livre", em defesa da liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Operação Lava Jato. A organização do evento, que acontece desde as 14h no bairro da Lapa, na região central do Rio de Janeiro, divulgou a participação de 42 cantores e bandas, que se apresentarão até as 22h.
Foram divulgadas as presenças dos Chico Buarque, Gilberto Gil, Chico César, Beth Carvalho, Jards Macalé, Lan Lanh e Ana Cañas. No início da noite, o público já havia lotado o entorno do palco, instalado embaixo dos Arcos da Lapa, um ponto turístico do bairro boêmio carioca. Os senadores petistas Gleisi Hoffmann (PR) e Lindbergh Farias (RJ) passeiam pela plateia e tiram fotos com a população.
No palco, a atriz Lucélia Santos fez um discurso em defesa da liberação do ex-presidente Lula e também da sua participação nas eleições presidenciais deste ano. Segundo a atriz, o ato-show que acontece neste sábado é "um gesto de exigência para que se respeite a Justiça, pilar de qualquer sistema minimamente democrático".
Lucélia disse também que a prisão de Lula "tem um simbolismo único na história do nosso País", porque, em sua opinião, foi "uma manobra jurídica.
— Inadmissível é não permitir que Lula participe das eleições. Inadmissível é mantê-lo preso — afirmou.