O presidente Michel Temer anunciou nesta terça-feira (22), em evento do MDB ocorrido em Brasília, que não disputará a reeleição e apoiará a candidatura ao Planalto de seu ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
— Chamamos você, Meirelles, para ser presidente do Brasil — disse Temer. — Que você seja o único candidato de centro a continuar o que começamos — completou.
O presidente decidiu apoiar publicamente Meirelles nos últimos dias e disse a dirigentes do MDB que tornaria público o endosso na cerimônia de lançamento do documento "Encontro com o Futuro", para deixar clara a desistência de concorrer a novo mandato - e fazer um aceno público na direção de Meirelles.
A oficialização da candidatura de Meirelles foi feita pelo presidente do partido, o senador Romero Jucá.
— O MDB terá candidatura própria à presidência da República nas eleições deste ano. Não seremos vice em nenhuma chapa — disse Jucá.
Mais cedo, no lançamento do documento, o ministro Moreira Franco (Minas e Energia) culpou o ambiente político-parlamentar pela não conclusão de algumas propostas do programa "Ponte para o Futuro", carro-chefe do MDB na gestão Temer.