O governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (29), que pagará em dia, nesta quarta (30), os salários de maio dos servidores do Executivo que ganham até R$ 3,5 mil líquidos. Com esses depósitos, que devem cair nas contas no início da manhã, 66% do funcionalismo estará com os vencimentos em dia.
Os depósitos serão adiantados de quinta para quarta-feira por conta do feriado de Corpus Christi, no dia 31. O restante dos servidores receberá o pagamento até 13 de junho.
O primeiro depósito, com valor acima da média dos últimos meses, decorre, especialmente, da melhora do fluxo de caixa em função da venda de ações do Banrisul – que injetou cerca de R$ 485 milhões nos cofres públicos. As verbas já haviam sido utilizadas em abril, mas o alívio no fluxo de entrada e saída de recursos ainda é sentido.
O cenário positivo reflete também uma melhora na arrecadação de impostos no Estado, conforme a Secretaria da Fazenda. Entre os elementos que imprimem aumento de arrecadação está o alto preço dos combustíveis, uma vez que o RS cobra 30% de ICMS sobre o valor médio de venda da gasolina e do álcool, e 12% sobre o preço médio do diesel.
Além disso, a greve dos caminhoneiros, que afeta a economia gaúcha, ainda não se reflete na arrecadação de ICMS deste mês – devendo ter impacto em junho.
Com o parcelamento dos salários de maio, já são 30 meses de pagamentos atrasados na gestão de José Ivo Sartori. O governo vem utilizando, desde setembro do ano passado, a prática de quitar, primeiro, os vencimentos mais baixos e, conforme ingressam recursos, pagar os salários mais altos.