Após a deflagração das operações Patmos e Skala, que investigam supostas irregularidades no decreto dos portos, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou a juntada de documentos apreendidos pela Polícia Federal (PF) ao inquérito que envolve o presidente Michel Temer e pessoas próximas a ele.
O pedido foi feito em um ofício, encaminhado há duas semanas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a PGR, a solicitação é um procedimento de praxe, e não precisa de autorização judicial.
No documento, Raquel reivindica acesso a dados e documentos que teriam sido apreendidos em 2017, na Operação Patmos. O material foi recolhido nas casas de Rodrigo Rocha Loures, ex-deputado e ex-assessor de Temer, e do coronel João Baptista Lima Filho, amigo e ex-assessor de Temer. Também estariam pendentes arquivos localizados nas sedes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); da empresa Argeplan, de propriedade do coronel Lima; e da Rodrimar, que atua no setor portuário.
No fim do mês passado, durante a operação Skala, amigos de Temer, empresários e políticos do PMDB foram presos de forma temporária. As prisões, autorizadas pelo ministro Luis Roberto Barroso, foram revogadas após três dias, a pedido da própria PGR. À época, Raquel argumentou que o objetivo das detenções, de instruir as investigações em curso, já havia sido cumprido.
Além de Rocha Loures e Lima, foram presos: José Yunes, advogado, amigo e ex-assessor de Temer; Antônio Celso Grecco, dono da empresa Rodrimar; Wagner Rossi, ex-ministro e ex-presidente da Companhia Docas de São Paulo; Milton Ortolan, ex-auxiliar de Wagner Rossi; Eduardo Luiz de Brito Neves, proprietário da MHA Engenharia; Maria Eloisa Adensohn Brito Neves, sócia nas empresas MHA Engenharia e Argeplan; Carlos Alberto Costa, sócio fundador da Argeplan e ex-sócio da AF Consult Brasil; e Carlos Alberto Costa Filho, sócio da AF Consult Brasil.
O que diz Michel Temer
O presidente nega envolvimento em irregularidades no decreto dos portos, e sustenta que a Rodrimar não foi beneficiada com a medida.