A determinação de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expedida nesta quinta-feira (5) pelo juiz Sergio Moro, repercutiu com destaque na imprensa internacional. A situação do político foi abordada em alguns dos principais portais de notícias pelo mundo.
Em seu site, o francês Le Monde destacou a decisão de Moro de determinar a prisão de Lula, chamado de o "ícone da esquerda brasileira" no texto da matéria. As condições determinadas para a apresentação em Curitiba, como proibição do uso de algemas e a ordem de apresentação até as 17h de sexta-feira, também foram abordadas no texto.
No The Guardian, da Inglaterra, a trajetória política de Lula é relembrada na matéria sobre a determinação do juiz Sergio Moro divulgada nesta quinta-feira.
O desdobramento político da prisão do ex-presidente é destacada pelo Washigton Post, dos Estados Unidos. No texto, o impacto da ausência de Lula nas eleições de 2018 é colocada como uma das principais repercussões da decisão comunicada nesta quinta-feira pelo juiz responsável pela Lava-Jato em Curitiba.
O espanhol El Pais dá ênfase para os desdobramentos jurídicos das últimas 24 horas, que permitiram que Moro determinasse que o ex-presidente se apresente para a Polícia Federal em Curitiba até as 17h desta sexta-feira.
Na versão digital do italiano Corriere Della Serra , a nota divulgada pelo PT, que afirma que é "um dia triste para a democracia e para o Brasil", é destacada na matéria. A divisão política do país também é retratada na reportagem, que chama Lula de o ex-presidente "mais popular da história".