O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, em entrevista para o livro A Verdade Vencerá - O povo sabe por que me condenaram, estar "pronto para ser preso". A obra será lançada na sexta-feira (16), em São Paulo, com a presença do petista. As informações são do jornal O Globo.
"Há duas instâncias superiores que a gente pode recorrer (STF e STJ) e vamos recorrer. Eles vão tomar a decisão, eu estou pronto para ser preso. É uma decisão deles, diz o ex-presidente.
Lula afirma ainda que cogita a hipótese de ser preso, mas não está preparado para a resistência armada.
"Como sou um democrata, nem aprender a atirar eu aprendi. Então, isso está fora. O PT não nasceu para ser um partido revolucionário, nasceu para ser um partido democrático e levar a democracia até as últimas consequências".
Segundo comunicado da editora Boitempo, o cerne da obra são 124 páginas, de um total de 216, que apresentam uma entrevista concedida por Lula nos dias 7, 15 e 28 de fevereiro aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, ao professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC Gilberto Maringoni e à editora Ivana Jinkings. O livro irá trazer, ainda, textos de Eric Nepomuceno, Luis Fernando Verissimo, Luis Felipe Miguel e Rafael Valim, além de uma cronologia da vida do ex-presidente e páginas de fotografias.