Em meio à pressão para pautar o julgamento de ações sobre a prisão após condenação em 2ª instância, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, recebe, na tarde desta quarta-feira (21), representantes do Movimento Vem Pra Rua em seu gabinete. A audiência entrou na agenda oficial da ministra.
Ao lado de outros movimentos, o Vem pra Rua é contra revisão do entendimento atual que permite a execução de pena após condenação em segundo grau e que pode levar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a prisão.
"Os representantes dos movimentos vão fazer um apelo para que a ministra resista às investidas dos que querem rediscutir a questão da prisão em segunda instância, já decidida pelo STF em 2016", diz comunicado do Vem pra Rua.
O Supremo pode debater, nesta quarta, a inclusão na pauta de um novo julgamento sobre a possibilidade de execução de pena após decisão em 2ª instância. A tensão em torno do tema tem crescido nas últimas semanas, diante da discordância pública entre os próprios ministros do STF.