A prefeita de Boa Vista (RR), Teresa Surita (PMDB), considera que a ajuda do governo federal demorou muito para acontecer. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, na manhã desta quarta-feira (14), a prefeita comentou a crise humanitária que a cidade enfrenta com a chegada de imigrantes venezuelanos.
— (Ajuda) Demorou bastante. Houve sempre um acompanhamento dos números, mas não aconteceram ações que pudessem ter um controle maior da situação — disse.
Na última segunda-feira (12), o presidente Michel Temer e uma comitiva de ministros estiveram na cidade para acompanhar a situação. A prefeita acredita que após esse encontro as ações de ajuda, por parte do governo federal, ocorram de forma mais efetiva.
— Acredito que a partir de agora vá mudar o olhar do que está acontecendo aqui. Não é um olhar só de números, mas de uma crise humanitária — apontou.
O presidente anunciou a criação de um comitê. Segundo ele, será uma coordenação federal em conjunto com o Estado. Além disso, Temer editará uma medida provisória para ajudar Roraima e ressaltou que não faltarão recursos para isso.
Entre as medidas adotadas está a criação de um hospital de campanha na fronteira para vacinar os imigrantes assim que entrarem no país. Um censo demográfico também será realizado para que se possa monitorar o número de imigrantes em Boa Vista. Hoje, estima-se que cerca de 42 mil venezuelanos estejam na cidade, o que representa mais de 10% da população local.