O julgamento de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) foi abordado com polarização – e muito humor – nas redes sociais. Segundo dados do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Labic - Ufes), mais de 2 milhões de tuítes trataram do assunto na quarta-feira (24), muitos deles com hashtags que afastavam de cara a ideia de neutralidade.
– A questão da polarização fica mais clara em relação às mídias independentes. Entre os que apoiavam Lula, um dos argumentos principais era de que se tratava de um julgamento político, não uma questão de justiça. Já quem estava contra o ex-presidente afirmava que a instituições estão funcionando – avalia Adriana Ilha, do Labic - Ufes.
Na disputa entre as hashtags, as que tiveram mais destaque foram #lulanacadeia, com mais 86 mil menções, e #cadeaprova, com quase 62 mil. Além de levantar debate no Brasil, o julgamento também mobilizou internautas de fora do país. Em relação às postagens internacionais sobre o tema, houve destaque para mensagens de apoio a Lula da Argentina e da Bolívia.
– O tema ficou mais popular na América do Sul, com mensagens muito ligadas ao perfil do presidente Lula, principalmente por conta de tuítes da (ex-presidente argentina) Cristina Kirchner e do (presidente boliviano) Evo Morales – explica Adriana.
Cristina Kirchner divulgou uma foto de Lula que, ao longo do dia, recebeu 5,3 mil retuítes e 11 mil curtidas. Já a imagem publicada por Morales, em que aparece cumprimentando o ex-presidente, teve 3,5 mil retuítes e 5,1 mil curtidas.
Para Adriana, o humor também foi uma característica marcante do debate nas mídias sociais sobre o julgamento no TRF4:
– É muito cedo para apontar tendências para as eleições, mas acredito que o uso do humor deve se manter nos debates. A polarização é muito alta, e o humor sempre aparece com força em situações em que as discussões são muito acirradas. O riso é um modo de dizer coisas quando há muita polêmica.
O sucesso de piadas e memes no ambiente virtual pode ser medido pelo número de retuítes de perfis de humor. O personagem Joaquin Teixeira (@jqteixeira), conhecido por tuítes conservadores, fez uma piada em que comparava Lula com o goleiro Bruno Fernandes, sendo uma das mais reproduzidas na manhã de quarta-feira _ foram mais de 6 mil retuítes em 24 horas. Já a personagem Maria Capitolina (@anttrindade), com mensagens de apoio ao ex-presidente, recebeu mais de 4 mil compartilhamentos ao propor: "vamos todos os brasileiros cometer um crime e ir pra cadeia e fazer do Lula o presidente do presídio".