Porto Alegre atrairá os olhares da imprensa nacional e estrangeira por conta do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a sua condenação na Operação Lava-Jato. Quase 300 jornalistas estão credenciados para acompanhar a sessão no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), marcada para quarta-feira (24), a partir das 8h30min.
Além de 250 jornalistas brasileiros, deverão trabalhar na cobertura do julgamento 43 correspondentes de 10 países – Alemanha, Argentina, Catar, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra e Japão.
No TRF4, haverá uma sala de imprensa com espaço para cem profissionais. Outro grupo de repórteres deverá acompanhar a movimentação em frente ao prédio do tribunal.
Lula foi condenado pelo juiz federal Sergio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no valor de R$ 2,2 milhões, a nove anos e seis meses de prisão. Conforme a denúncia, os valores são correspondentes a um triplex no Guarujá (SP) e suas respectivas reformas no condomínio Solaris, que teriam sido custeadas pela empreiteira OAS.
O ex-presidente nega ter recebido o imóvel e, por isso, busca sua absolvição no TRF4.