Devido à falta de repasses de kits de alimentação, grande parte das 226 creches conveniadas com a prefeitura de Porto Alegre enfrentam problemas para oferecer refeições a crianças de até cinco anos. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) alega que o problema ocorre devido a um impasse com a Mesasul, empresa licitada que oferta alimentos desde 2014, .
Há creches que alegam estar sem receber os itens desde o início de fevereiro, como é o caso da Associação Comunitária Murialdo (Acomur), no bairro Partenon. Com isto, faltam itens básicos como leite, achocolatado e arroz para as crianças.
- A gente se vira com doações de pais e parceiros da creche - explica Claudete Fagundes, que trabalha como caseira na Acomur.
A falta de repasses de kits de alimentação também foi constatada pela reportagem da Rádio Gaúcha nas creches Estrelinha do Amanhã, Piu-Piu da Vila do Planetário, Santa Terezinha e Aelca. Segundo o Conselho Municipal de Educação, o problema ocorre na maioria das creches de Porto Alegre.
De acordo com o Fórum Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente, ainda que o convênio fosse cumprido, com a entrega de kits de alimentação a cada dois meses, haveria defasagem de 40% do que seria necessário para suprir as demandas nas creches conveniadas com a prefeitura da Capital.
- Estes kits de alimentação duram no máximo um mês. Tem creches com mais de 120 alunos. É inviável para uma creche depender exclusivamente deste kit para alimentar as crianças - afirma Elaine Timmen, coordenadora do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Segundo a Smed, os kits serão disponibilizados a partir da próxima semana, conforme negociação feita com o fornecedor Mesasul. Além disso, a secretaria afirma que os últimos kits foram entregues em junho, de acordo com o que estava previsto no cronograma.
"O kit é uma complementação, sendo que a integralidade da alimentação escolar se dá tanto através do repasse que o município disponibiliza às instituições como por meio de outras fontes que a instituição possui. Os kits são entregues com base no cardápio/sugestão elaborado pela equipe de nutricionistas da Smed e aprovados pelo Fórum de Entidades, que representa todas as creches conveniadas", afirmou em nota a secretaria.