Vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra um dos momentos da confusão entre servidores municipais de Porto Alegre e integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) durante protesto nesta quarta-feira (21). No registro, é possível ver parte do confrontro entre os municipários e um homem que utilizava um cassetete retrátil – suposto segurança privado que estava com um dos integrantes do MBL. O tumulto terminou com sete pessoas na delegacia de polícia. Os envolvidos foram liberados após assinarem termo circunstanciado (TC) – quando o caso é de menor gravidade. O youtuber Arthur Moledo do Val, do canal "Mamãe, Falei", está entre os ouvidos pela polícia.
Leia mais:
Integrantes do MBL e municipários são levados a delegacia após briga
Polícia ouve envolvidos em briga entre municipários e integrantes do MBL
Youtuber se envolve em tumulto em escola ocupada no Paraná
Procurado por Zero Hora, Arthur Moledo do Val disse que foi conferir uma confusão que estava acontecendo no local, envolvendo outro youtuber, um sindicalista e um homem com um cassetete retrátil. Segundo Arthur, após esse primeiro tumulto, um sindicalista começou a proferir calúnias contra ele por meio de um microfone. Depois disso, o youtuber disse que se sentiu intimidado e sofreu alguns chutes de pessoas presentes no local. Com isso, correu para buscar auxílio da Guarda Municipal. Nesse momento, ele disse que foi convidado a ir até uma delegacia para esclarecimentos.
Por telefone, Alberto Terres, diretor-geral do Sindicato dos Municipários (Simpa), disse que, antes de o protesto em favor da campanha salarial dos municipários começar, três pessoas, entre elas, o "conhecido" Arthur, começaram a fotografar e filmar de "forma ofensiva", colocando o celular "na cara" dos servidores e "incitando a violência" com perguntas.
*Zero Hora