Os integrantes da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) escolhem nesta terça-feira (26) o sucessor de Rodrigo Janot no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). A eleição tem início às 9h e vai até as 18h.
Oito subprocuradores-gerais da República se candidataram à vaga. Os três mais votados pelos membros da ANPR formarão uma lista tríplice, que será então encaminhada à Presidência da República. Mais de 1,2 mil procuradores, entre ativos e aposentados, estão aptos a votar.
Leia mais:
Janot apresenta ao STF denúncia contra Temer por corrupção passiva
Janot pede nova abertura de inquérito contra Temer e Rocha Loures
Base aliada aguarda repercussão de denúncia para avaliar apoio a Temer
De acordo com a Constituição, o presidente da República pode escolher qualquer um dos mais de 1,4 mil procuradores da República em atividade para o comando da PGR. Desde 2003, no entanto, o nomeado é o mais votado pelos membros da ANPR. A listra tríplice foi criada em 2001 e é defendida pelos procuradores como um dos principais instrumentos de autonomia da carreira.
O segundo mandato de Janot, responsável por ter enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) centenas de processos contra políticos envolvidos na Lava-Jato, encerra-se em setembro.
Os candidatos ao cargo de PGR são os subprocuradores Carlos Frederico Santos, Eitel Santiago de Brito Pereira, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, Franklin Rodrigues da Costa, Mario Luiz Bonsaglia, Nicolao Dino de Castro e Costa Neto, Raquel Elias Ferreira Dodge e Sandra Verônica Cureau.