Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para impulsionar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, o movimento Eles Por Elas (internacionalmente conhecido pelo termo He for She, em inglês) recebeu nesta quinta-feira a adesão da Assembleia Legislativa. O parlamento gaúcho é a primeira casa legislativa do país a aderir à iniciativa. O convênio foi assinado em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, na qual o presidente da Assembleia, Edegar Pretto (PT), recebeu a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.
– A ONU Mulheres fica feliz com o engajamento do parlamento gaúcho. Precisamos de todos e de soluções criativas – disse Nadine.
Leia mais:
Mais de 500 mulheres são agredidas a cada hora no Brasil, diz Datafolha
"Tenho convicção do quanto a mulher faz pela casa", diz Temer
Após declaração polêmica, Temer sanciona leis que valorizam mulheres
A partir da parceria, a Assembleia lança o Comitê Gaúcho Impulsionador do Movimento Eles Por Elas. O objetivo é realizar debates, exposições e saraus temáticos, numa extensa programação para discutir a igualdade e o fim da violência de gênero. Pretto sugere usar o mês de março, período tradicional das lutas femininas, para promover as atividades.
A Assembleia também irá criar o prêmio Mulher Cidadã, concebido para reconhecer o trabalho de mulheres que se destaquem nas defesa do movimento feminista.