Políticos e representantes de entidades sindicais e movimentos sociais lançaram ontem, em Porto Alegre, a Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública. Reunido no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, o grupo lançou também uma carta aberta à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal rechaçando a proposta de reforma da Previdência encaminhada pelo governo federal ao Congresso.
Moções de repúdio de câmaras de vereadores e prefeituras e cartas de apoio à Frente Gaúcha em Defesa da Previdência assinadas por três ex-governadores, Tarso Genro, Olívio Dutra e Jair Soares, foram lidas no evento.
Leia mais
Rombo na Previdência da União e dos Estados chegou a R$ 316,5 bilhões
PT apresenta três emendas à reforma da Previdência
Centrais sindicais querem mais debate das reformas trabalhista e da Previdência
A atividade foi proposta pelo deputado estadual Altemir Tortelli (PT), que defendeu a necessidade de mobilizar a sociedade contra a reforma. As mudanças propostas são prejudiciais ao interesses dos trabalhadores, no seu entender.
Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, o senador Paulo Paim (PT) também esteve presente ao ato e conclamou os eleitores a pressionar os congressistas.
– Cada parlamentar que votar a favor dessa reforma tem que ser marcado para sempre, a ferro feito gado, para nunca mais se eleger – disse o senador.