O presidente Michel Temer veio a público lamentar a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki. Em um pronunciamento à imprensa, na tarde desta quinta-feira, Temer afirmou que recebeu com "profundo pesar" a notícia do falecimento e decretou três dias de luto oficial como uma "modesta homenagem" a Zavascki que, segundo ele, "tanto serviu à classe jurídica, aos tribunais e ao povo brasileiro".
Leia mais:
INFOGRÁFICO: veja como foi a queda do avião que matou Teori
Acidente com Teori Zavascki paralisa delação da Odebrecht
"Era alguém absolutamente isento", diz Paulo Odone sobre Teori Zavascki
– Neste momento de luto, manifesto eu e minha equipe aos familiares do ministro e demais integrantes do voo, meus sentimentos de pesar. Teori era homem de bem e orgulho para todos os brasileiros – disse o presidente.
Temer chegou ao salão onde fez o pronunciamento, no Palácio do Planalto, acompanhado dos ministros da Justiça, Alexandre de Moraes, das Relações Exteriores, José Serra, e da Advogada-Geral da União, Grace Mendonça.
Ele lamentou também a perda de um "homem público cuja trajetória impecável ao favor do direito e da justiça sempre o distinguiu". Teori morreu na tarde desta quinta-feira em um acidente de avião no litoral do Rio de Janeiro.
A aeronave, que partiu de São Paulo, transportava quatro passageiros e caiu próximo a Paraty (RJ). Membro do STF desde 2012, Teori era o relator dos processos relativos à Operação Lava-Jato na Corte.