Atual vereadora e ex-secretária municipal de Guaíba, Luciana Kubiaki foi presa preventivamente nesta segunda-feira por peculato – desvio de bens públicos. Segundo a Polícia Civil, ela subtraiu diversos materiais da prefeitura enquanto ocupava a pasta da Assistência Social. As informações são da Rádio Gaúcha.
Entre os itens, estão cerca de 200 quilos de carne, caixas de leite e produtos de limpeza.
A investigação da delegada Sabrina Dóris Teixeira teve início ainda em 2016, quando o Ministério Público repassou a denúncia sobre o desvio dos materiais. No início de 2017, a polícia apreendeu, durante cumprimento de mandado, diversos itens na residência da ex-secretária.
– Era uma grande quantidade de gênero alimentício, caixas de leite, material de limpeza, de higiene pessoal. Pudemos comprovar na apuração que parte disso é da prefeitura – afirma a delegada.
A Polícia Civil pretendia encaminhar a vereadora ainda hoje para o Presídio Estadual Feminino de Guaíba, mas ela passou mal dentro de delegacia. Por isso, Luciana foi escoltada até um posto de saúde do município, onde passaria por atendimento.
Aos investigadores, Luciana afirmou que somente falará em juízo. A reportagem da Rádio Gaúcha tentou contatar o advogado da vereadora, José Haussen Pereira Júnior, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Em nota, a prefeitura de Guaíba afirma que, ao tomar conhecimento da distribuição dos materiais, "organizou um novo e rigoroso controle quanto à entrega" dos mesmos:
Com o objetivo de assegurar a transparência e garantir a correta distribuição de produtos assistenciais, a administração 2017-2020 da Prefeitura de Guaíba organizou um novo e rigoroso controle quanto à entrega dos materiais.
Ao tomar conhecimento do método de distribuição dos itens, o atual Secretário de Assistência Social, Luís Ernani Alves, o Chacrinha, decidiu informatizar a logística, adotando um software de acompanhamento, uma vez que os dados e relatórios, até então, não eram computadorizados. Cada requisição passou a conter a discriminação detalhada dos itens e a exigir assinatura de recebimento em duas vias.