Em sua primeira viagem oficial ao Rio Grande do Sul, o presidente Michel Temer fez, na manhã desta segunda-feira, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, uma série de anúncios planejados para 2017, dentre eles a intenção de construir um presídio federal no Estado. A entrega de 61 ambulâncias a prefeitos gaúchos integra uma ofensiva do Palácio do Planalto, que intensifica as viagens do peemedebista, a fim de reverter sua baixa popularidade.
Antes disso, Temer sobrevoou as áreas afetadas pela enchente de Rolante e Riozinho ao lado do governador José Ivo Sartori. No entanto, por questões de segurança de voo, o presidente não pousou, conforme estava previsto, no interior de Rolante.
Acompanhe como foi a visita do presidente:
Ao mencionar a entrega das ambulâncias, o presidente afirmou que "a saúde está no centro das prioridades do governo". Em seu discurso, Temer também falou sobre a segurança pública, que classificou como "lamentavelmente em evidência". Em seguida, declarou a intenção de erguer 25 presídios no país, com investimento de R$ 900 milhões, sendo cinco de segurança máxima, sendo um no RS.
Do lado de fora do pavilhão onde o presidente discursou, manifestantes protestaram contra o governo Temer e a gestão do governador José Ivo Sartori, também presente na solenidade. Nenhum dos dois sofreu qualquer tipo de constrangimento – no local, o barulho dos manifestantes sequer foi ouvido.