O juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula e mais sete pessoas se tornaram réus em mais um processo da Operação Lava Jato. As informações são do Portal G1.
Conforme a notícia, a acusação envolve a compra de um terreno para a construção da nova sede do Instituto Lula e outro imóvel vizinho à residência do ex-presidente. Lula é suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em razão de contratos firmados entre a Petrobras e a construtora Odebrecht.
Se tornaram réus no mesmo processo:
1) Antônio Palocci Filho;
2) Branislav Kontic;
3) Demerval de Souza Gusmão Filho;
4) Glaucos da Costamarques;
5) Luiz Inácio Lula da Silva;
6) Marcelo Bahia Odebrecht;
7) Marisa Letícia Lula da Silva; e
8) Roberto Teixeira
Esta é a quinta acusação aceita contra Lula. Quatro delas estão relacionadas à Lava Jato; uma outra se refere à Operação Zelotes, que investiga um esquema de manipulação do trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão do Ministério da Fazenda para onde os contribuintes vão quando desejam contestar multas com o Fisco. Em outubro, o petista foi acusado de participação em fraudes envolvendo contratos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Nas outras denúncias, Lula é acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato e de receber vantagens indevidas da construtora OAS - entre elas, a reforma no tríplex do Guarujá, em São Paulo.