O presidente da República, Michel Temer, disse nesta terça-feira (1º) que os projetos do governo que reduzem os gastos públicos poderão servir de exemplo a outros países. A declaração ocorreu no encerramento de uma conferência, em Brasília, que reuniu líderes de nove comunidades de língua portuguesa.
“Como muitos países passam também por situações de gastos acima daquilo que se arrecada, o exemplo brasileiro está ou poderá servir de exemplo para as comunidades de países de língua estrangeira que, de alguma maneira, já vem praticando essa atividade”, discursou Temer
O encontro na capital federal durou dois dias. Em paralelo às atividades da conferência, Temer recebeu os chefes de Estado para discutir acordos bilaterais. Ainda nesta terça, haverá uma reunião com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro do país, António Costa.
Ao assumir a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pelo biênio 2016-2018, Temer afirmou que a gestão brasileira vai priorizar a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável.
Além do Brasil, fazem parte da CPLP: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.