O governador José Ivo Sartori protocolou nesta quinta-feira (6), em Brasília, um ofício solicitando verba para obras em três rodovias federais. O objetivo é tentar incluir no orçamento de 2017 recursos para dar seguimento à duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, e finalizar a BR-392, de Rio Grande a Pelotas. O pedido, encaminhado à Casa Civil, ainda inclui a pavimentação de um pequeno trecho da BR-285, em Bom Jesus, na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina pela Serra.
“São obras em rodovias federais importantes para o estado, que estão em ritmo lento ou paradas, e necessitam de recursos para conclusão. As duas primeiras (BR-290 e BR-392) são importantes vias para a movimentação dos portos de Pelotas e Rio Grande”, explicou a Secretaria dos Transportes do Estado.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a verba reservada para a BR-290 só garante as obras até março. As melhorias na estrada iniciaram em outubro de 2014, ficaram paradas por um ano e meio por falta de recursos. A retomada ocorreu em agosto.
A BR-392 já teve a duplicação finalizada, mas ainda estão pendentes a construção de passarelas e outras adequações para garantir a segurança dos usuários.
Já na BR-285, a demanda é por verba para a pavimentação de um trecho de 22 quilômetros, entre Bom Jesus (RS) e Timbé do Sul (SC). A obra já foi licitada, mas ainda não entrou no orçamento da União. O trecho é considerado estratégico para o escoamento de produção de municípios da região central do Rio Grande do Sul para o porto de Imbituba, em Santa Catarina.
Sartori encaminhou o ofício à Casa Civil depois de participar de um encontro de governadores com o presidente da República, Michel Temer, onde foi discutida a crise nas finanças dos estados e da União.