O candidato em primeiro turno à Prefeitura de Porto Alegre pelo Partido Verde (PV), Marcello Chiodo, anunciou nesta sexta-feira apoio à candidatura de Sebastião Melo (PMDB) a prefeito. Em encontro realizado ao meio-dia, também manifestaram apoio a Melo diversos candidatos a vereador pelo PV.
O anúncio de Chiodo contraria a cúpula do próprio partido, que oficializou na última terça-feira o apoio ao adversário de Melo, Nelson Marchezan Júnior (PSDB). O apoio do PV a Marchezan já era cogitado desde o primeiro turno. O partido chegou a oficializar a entrada na coligação encabeçada pelo candidato do PSDB, mas teve de lançar candidatura própria após Marcello Chiodo obter decisão liminar favorável no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Chiodo alegava que já havia sido declarado candidato em julho "com apoio unânime do diretório", e que o partido havia desrespeitado a vontade de seus correligionários.
Leia mais
Definições sobre candidaturas ao Piratini aguardam cenário nacional
Passada eleição municipal, partidos preparam disputa presidencial
"Melhor receber parcelado do que não receber", diz Sartori sobre salários dos servidores
Ao declarar apoio a Melo nesta sexta-feira, Chiodo disse que o peemedebista está comprometido com a sustentabilidade, principal bandeira do PV, e destacou que não há dúvidas de que o vice-prefeito licenciado é o candidato mais preparado para governar Porto Alegre, firmando o compromisso de trabalhar com a coligação no segundo turno.
– Melo trata a todos com igualdade, a gente sempre teve um acesso muito grande com o vice-prefeito, e ele sempre ouviu muito bem as nossas propostas. O Partido Verde se uniu, mais de 80% dos vereadores decidiram apoiar Melo e a gente também oferece nossas propostas como colaboração neste segundo turno – finalizou.
Melo se disse feliz pelo reconhecimento de Chiodo, ressaltando principalmente a pluralidade do projeto da Coligação Abraçando Porto Alegre e do seu jeito de governar, "que sempre dialogou com todas as classes, setores e propostas".
– Nossa candidatura é a candidatura do diálogo, da inclusão, da transparência. Aqui não tem imposição e muito menos discussão sobre composição de governo antes de ganhar a eleição. São os conteúdos programáticos que nos unem – garantiu o vice-prefeito licenciado, que se comprometeu a incluir propostas do PV no seu plano de governo.