Mais de 100 pessoas se reuniram neste 7 de Setembro para cantar um Hino Nacional diferente. Contrários ao impeachment de Dilma Rousseff e à posse do presidente Michel Temer, os manifestantes propuseram uma gravação pública com novas estrofes, em que o final de cada verso foi substituído pela expressão "fora, Temer".
Convocado através de redes sociais, o evento ocorreu no Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre, no final da tarde. Muitos dos participantes portavam bandeiras de partidos como PT e PC do B, além de material de campanha de alguns candidatos a vereador. Também participaram membros de grupos como União da Juventude Socialista (UJS) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Leia mais:
Governo do RS comete gafe com letra do hino nacional
Feriado de 7 de Setembro tem manifestações contra Temer em várias cidades
Com o instrumental do Hino Nacional ao fundo – que não teve a métrica seguida à risca pelo coro, por vezes descompassado –, a performance foi gravada por diversos celulares e câmeras.
A ideia surgiu logo após a consolidação do impeachment, no dia 31 de agosto, e o evento foi criado no Facebook no dia seguinte. Inicialmente marcado para ocorrer sob o Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção), o protesto foi transferido para a Cidade Baixa. Entre 100 e 200 pessoas uniram suas vozes ao "novo hino".
– O objetivo é reunir as vozes de muitos em protesto, especialmente neste Dia da Pátria. Queremos que todos compartilhem essa iniciativa contra o golpe – disse o organizador do evento, Helton Moraes, que quis se identificar apenas como "um cidadão porto-alegrense".
Políticos como as vereadoras de Porto Alegre Sofia Cavedon (PT) e Jussara Cony (PCdoB) e a deputada estadual Manuela d'Ávila (PC do B) participaram do protesto. Enquanto durou o evento, alguns motoristas se dirigiram ao grupo com gritos de "bando de vagabundos!" e "vão para a Venezuela!". Ao longo da cerca de uma hora em que os manifestantes estiveram reunidos, quatro viaturas da Força Nacional foram vistas passando pelo local.