O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou o reforço de segurança para as eleições de domingo (2). Até agora, 307 municípios foram autorizados a receber apoio da chamada Força Federal, que é formada por integrantes da Força Nacional de Segurança e das Forças Armadas. Nesta quinta-feira (29), os ministros do TSE aceitaram mais 21 pedidos.
Os mais de 300 municípios na lista do TSE estão localizados em 12 estados: Acre, Amazonas, Alagoas, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins.
No Rio Grande do Sul, a Força Nacional está atuando desde o fim do mês passado, por solicitação do governo do Estado. No entanto, a atuação tem foco no combate à criminalidade na Capital gaúcha, e não especificamente nas eleições.
Outros pedidos ainda podem ser analisados pelo TSE, em sessão extraordinária que ocorrerá na sexta-feira (30), às 17h.
A atuação da Força Federal é autorizada a partir dos pedidos que chegam por meio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), por diversos motivos. No caso da Paraíba, no município de Pombal (PB), por exemplo, a ministra Rosa Weber, que foi a relatora do pedido, ressaltou que examinou o pedido com base no relatório do setor de inteligência da Polícia Civil do estado, que informou sobre “a possibilidade real de ação criminosa de bando fortemente armado com vista a comprometer a segurança do pleito”.