Hackers invadiram, na manhã desta terça-feira, a página oficial do Ministério da Saúde e incluíram, na agenda de compromissos do dia do ministro Ricardo Barros, dois eventos inusitados: às 19h "a renúncia do (vice) presidente da República #ForaTemer" e, uma hora antes, a "reunião com ministros e líderes da base aliada do GOLPE".
Uma cópia da agenda alterada do ministro circulou pela internet e o site do ministério chegou a ser temporariamente retirado do ar. Cerca de uma hora depois, o acesso foi restabelecido, já com a agenda sem os dois eventos fictícios.
A assessoria de imprensa do ministério informou que, tão logo foi verificada a invasão, a pasta acionou o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) a fim de apurar o ocorrido: a que horas se deu a entrada na página do ministério e se isso ocorreu de forma externa ou internamente.
Em nota, o ministério informa que "foram reforçadas medidas de restrição de acesso e segurança do portal" e que os resultados da investigação interna serão entregues "aos órgãos competentes como a Polícia Federal".