Michel Temer tomou posse como presidente da República por volta de 16h45 desta quarta-feira (31), em cerimônia conjunta no Congresso Nacional. O peemedebista foi oficializado como chefe do Executivo após três meses e meio de governo interino e diante da confirmação da cassação do mandato de Dilma Rousseff. A gestão de Temer tem início imediato e vai até 31 de dezembro de 2018.
A cerimônia foi breve, durando cerca de 10 minutos, e não contou com discurso do presidente. De acordo com informações do Planalto, Temer viajará ainda hoje para a China, onde participará do encontro das 20 principais economias do mundo que ocorre nos dias 4 e 5 de setembro.
Segundo na nova linha sucessória, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumirá interinamente o Executivo no período em que Temer estiver em viagem. O vice da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), substitui Maia no comando da Casa.
Temer é o terceiro vice a assumir a Presidência da República desde 1985. Antes dele, José Sarney e Itamar Franco ocuparam o mais importante cargo no governo federal. Sarney tomou posse após a morte de Tancredo Neves, que não chegou a exercer o mandato, e Itamar chegou ao comando do Planalto após renúncia de Fernando Collor de Mello - também alvo de processo de impeachment.