Filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia, Rodrigo Maia (DEM-RJ) está em seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ex-presidente do Democratas, o parlamentar já foi por duas vezes líder da bancada do partido na Câmara. Tem 46 anos, é casado desde 2005 com Patrícia Vasconcelos e pai de três filhas. Nasceu em Santiago do Chile, na época de exílio de seu pai, mas foi registrado na embaixada do Brasil.
Desde 2002, está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso, em pesquisa realizada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Já atuou no PFL, no PTB e agora no DEM.
Leia mais
Carolina Bahia: é o fim da Era Cunha
Presidência da Casa foi disputada por mais de 10 candidatos
Maia nunca escondeu sua relação próxima ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Foi indicado pelo peemedebista, por exemplo, para relatorias importantes, como a da reforma política. O candidato do DEM, porém, se esforçou para se afastar nos últimos meses do ex-presidente da Câmara.
– Rodrigo já foi muito privilegiado por Cunha, mas soube buscar um outro caminho – avaliou o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA).
Pouco antes do início da votação do primeiro turno, comentou que sempre teve boa relação com o peemedebista, mas ressaltou se tratar de uma relação "tática", lembrando que o candidato de Cunha era Rogério Rosso (PSD-DF).
Votou a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Embora não tenha pendência com a Justiça, recebeu R$ 100 mil de doação de campanha da JBS, envolvida na Operação Lava-Jato. Aos 26 anos, foi secretário de Governo do Rio do então prefeito Luiz Paulo Conde. Antes de entrar para a política, trabalhou nos bancos Icatu e BMG e iniciou a faculdade de Economia.