Documento divulgado pelo Ministério Público Federal revela a transcrição de uma conversa entre o engenheiro gaúcho Valter Luiz Cardeal, que era diretor de Geração da Eletrobras, e o vice-almirante Othon Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear.
Gravado no dia 11 de julho de 2015, o diálogo foi usado nas investigações da 16ª fase da Lava-Jato, batizada de Radioatividade, que revelou um esquema de propina envolvendo as obras da usina nuclear de Angra 3.
Nesta quarta-feira, a Justiça do Rio de Janeiro, que assumiu o caso, deflagrou um desdobramento da operação do ano passado, batizada de Pripyat. Othon está entre os presos, mesmo já estando em prisão domiciliar, enquanto Cardeal foi levado para prestar depoimento na sede da PF em Porto Alegre.
Leia mais:
Quem é Valter Cardeal, engenheiro gaúcho investigado por corrupção
Marta Sfredo: Valter Cardeal, o professor de Dilma
Saiba quem é Othon Luiz Pinheiro da Silva
Abaixo, confira trecho da conversa de 7min4seg entre os investigados:
Cardeal: Alô?
Othon: Alô. Aqui é Othon! Quem tá falando?
Cardeal: É Cardeal. Tá tudo bem, Othon?
Othon: Oh, Cardeal! Prazer enorme falar contigo!
Cardeal: (risos) Tu já viu a merda da Veja hoje?
Othon: Não, não vi não! Não saiu ainda. Não é domingo que sai?
Cardeal: Tem nove páginas nos fudendo!
Othon: (risos) Muito bom! Fantástico!
Cardeal: Tu sabe o que aquele filha da puta daquele Ricardo fez?
Othon: Não sei não. Não....
Cardeal: Vou te contar! Ele (Ricardo Pessoa) disse que nós... que a Eletrobras né... que fez uma negociação intensa pra baixar 10%. E baixando 10%, então ele... que ele só aceitou 6(%) né! E que a diferença né... eu mandei dar pro... pro... que eu mandei dá pro Vaccari!
Othon: Ei tava andando... dando uma volta a pé, até passei pela banca pra comprar as revistas, embora não goste dessa revista eu...
Cardeal: Eu "também", eu não compro!
Othon: Ai o… a mulher falou só vai sair amanhã. Só chega aqui no condomínio aqui na Barra. Na Barra é depois que o vento faz a curva né porra.
Cardeal: Tá.
Othon: Vou te contar… é foda! É ter paciência...
Cardeal: E ele volta… ele volta a te atacar! Então...
Othon: É?
Cardeal: É! Então o seguinte ó! É uma matéria muito pesada, porque ele começa assim. Começa com minha foto... começa com a Dilma, minha fotografia e com as histórias depois do Mercadante, depois a do Antônio Palocci, depois da Gleisi Hoffmann. Daí aparece o doleiro, ele, aparece o Aécio npe, com o braço pra cima com o microfone né, o herói né...
Othon: O grande herói desse país agora.
Cardeal: Aparece né pedido de impeachment, não sei o que, depois Lewandowski, os dois... (ininteligível) do PT e do Lula. E a matéria do Lula dá duas páginas. Então é um negócio "pesadíssimo" tá"!
Othon: O que a gente tem que ver... e não deixar que a adrenalina vá lá em cima, porra! Senão só faz mal pra gente.
Cardeal: A minha já foi! A... (ininteligível) já me ligou agora já mandei ele tomar no cú! Foi...
Othon: Você podia... ao menos fazer a Grace Kelly né... ela falava I way don´t do do tomanocu... (risos)
Cardeal: (risos) Então tá ótimo! Deixa eu te dizer. Eu me lembro que tu fez uma carta muito bem feita, fez uma resposta tá. Então o que que eu imagino, que eu precisava daquela carta pra mim poder tá na "mema" base com você pra gente se ajudar, tá?
Othon: Tá. Tá bom!
Cardeal: (ininteligível) tá pesado. E daí eu queria saber de você...
Othon: É porque o que foi feito é o que tá no edital, porra. Então não há que... "passamo" pela Justiça Federal antes...
Cardeal: Pelo TCU...
Othon: É!
Cardeal: Bom, aí eu queria saber o seguinte o que... que providência você já tomou, tá tomando porque esse troço é criminoso tá. O cara montar uma história dessa, tem que mandar pro inferno tá!
Othon: Eu, por enquanto, eu não tomei nenhuma. Porque, porra, eu tô licenciado.
Cardeal: Tá.
Othon: Licenciado até sem vencimento, pô. Exatamente! Eu fiquei bem quieto aqui no meu canto pô. Tô vendo a, digamos, a banda passar né. Agora, vou ver direitinho. Eu acho que o departamento jurídico... departamento jurídico da Eletrobras... o contrato da empresa, o que... vou conversar lá com o Pedro, com o Leonam... eu acho que o departamento jurídico tem que fazer alguma coisa.
Cardeal: Tem, tem! Tem porque esse troço criminoso não dá pra não deixar de... eu já falei... eu tô em contato com o governo pra ver "comé" que faz pra resolver a nossa vida porque isso aí é uma sacanagem. Isso aí...
Othon: E tem que ver... outra coisa é o seguinte. Se é realmente né uma coisa do cara, como é que é o nome... do Ricardo... Ricardo Pessoa ou se é criatividade do jornalista. Se for criatividade... se for criatividade do jornalista a gente tem que processar o jornalista.
Cardeal: É, mas ele diz aqui que teve acesso às informações do... da delação do cara tá!
Othon: Isso é o que diz! Tem que ver qual é... porque... esse troço é igual a jogo do bicho, vale o que tá escrito!
Cardeal: Não, vale o que tá escrito, claro!
Othon: Então tem que ver o que realmente... porque é muito comum... o que que tá havendo. O jornalista ele faz uma ilação... então... e outra coisa que esses caras tão fazendo... eles tão liberando os depoimentos tipo streap tease... vão liberando aquilo que eles querem liberar. Eles tão afim de derrubar o governo!