O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) registrou, na noite de sexta-feira, sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Assim, já são seis parlamentares disputando a sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao posto nesta semana. As informações são do jornal O Globo.
Além de Fortes, também registraram candidatura os deputados Fábio Ramalho (PMDB-MG), Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Fausto Pinato (PP-SP) – que foi o primeiro relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética – e Carlos Manato (SD-ES), que é o atual corregedor da Câmara, e o ex-ministro da Saúde do governo Dilma Marcelo Castro (PMDB-PI).
Leia mais:
Após anunciar renúncia, Cunha usa WhatsApp para orientar bancada
Governo Temer age para emplacar "perfil confiável" na Câmara
Para rebater críticas, Temer envia "mensagem aberta" a parlamentares
A eleição do deputado que assumirá um mandato-tampão na presidência da Câmara, até fevereiro de 2017, deve ocorrer na próxima semana, provavelmente na quinta-feira.
O novo presidente da Câmara terá a responsabilidade de analisar pedidos de impeachment contra Temer, já protocolados na Casa, e será o primeiro na linha de sucessão da Presidência da República, caso Dilma Rousseff seja afastada definitivamente pelo Senado.
*Zero Hora, com informações do jornal O Globo