O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Azevedo Jobim foi anunciado, nesta terça-feira, como sócio do banco BTG Pactual. Jobim será ainda membro do Conselho de Administração, responsável por Relações Institucionais e Políticas de Compliance.
O presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual, Pérsio Arida, disse que a chegada de Nelson Jobim significa "um passo em direção ao aprimoramento da gestão do BTG", assim como um aprimoramento da governança corporativa do banco.
– Estou certo de que ele terá uma contribuição extremamente relevante em todas as nossas áreas de negócios – afirma o copresidente do BTG, Roberto Sallouti.
Leia mais
Todas as empreiteiras pagavam propinas, diz ex-diretor da Andrade Gutierrez
Berzoini pediu 1% de propina sobre contratos da Andrade Gutierrez, diz delator
Procuradoria defende manutenção da prisão de Duque
Em novembro, a Procuradoria-Geral da República apreendeu, no âmbito da Operação Lava-Jato, uma anotação que indica que o banco BTG Pactual pagou R$ 45 milhões ao deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A transação seria para atender um interesse de André Esteves, que comandava o banco na época, em uma emenda provisória.
A anotação está descrita no pedido da PGR para manter o assessor e Esteves presos por tempo indeterminado, o que foi aceito pelo ministro Teori Zavascki, STF, neste domingo.
O texto foi encontrado por policiais federais na casa de Diogo Ferreira, chefe do senador Delcídio Amaral (PT-MS). A anotação seria parte de um roteiro de Delcídio para tentar soltar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.
"Em troca de uma emenda à medida provisória nº 608, o BTG Pactual, proprietário da massa falida do banco Bamerindus, o qual estava interessado em utilizar os créditos fiscais de tal massa, pagou ao deputado federal Eduardo Cunha a quantia de 45 milhões de reais", diz o texto.
"Esse valor também possuía como destinatário outros parlamentares do PMDB", prossegue a descrição.
Essa MP, aprovada no Congresso em 2013, trata de operações bancárias. Um dos seus artigos pode ter beneficiado o BTG Pactual.
*Estadão Conteúdo