O Tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitou também as contas relativas ao exercício de 2012 do ex-prefeito Zauri Tiaraju Ferreira de Castro (PT). O TCE já havia rejeitado as contas de 2011, tendo sido condenado a pagar mais de R$ 1 milhão entre multa e restituição aos cofres públicos. Agora, vai ter que restituir em mais R$ 897.683,565 os cofres públicos.
Os problemas são relativos as contas de gestão. O TCE aponta no relatório que houve problemas relativos à Lei de Acesso à Informação, que devem ser corrigidas pelo atual gestor e serão alvo de futuras auditorias, e contratações públicas irregulares. O relatório será remetido à Direção de Controle e Fiscalização para que haja autuação de infração administrativa.
Conforme a assessoria de imprensa do TCE, o recurso do ex-prefeito, “votado em 30 de março, não teve provimento”. No entanto, ainda é possível reverter a decisão na Justiça.
A reportagem conversou com o ex-prefeito, que desligou o telefone depois de ter dito "não falo sobre isso".
Como no primeiro caso, onde foram rejeitadas as contas de 2011, será feito encaminhamento à Câmara de Vereadores para apreciação. Isso, pois o parecer do TCE é considerado prévio.