O governador licenciado do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), divulgou nota, nesta quinta-feira, manifestando apoio à presidente afastada Dilma Rousseff. Pezão, que está licenciado para tratar um câncer linfático, agradeceu o apoio de Dilma ao Rio e tratou-a como "uma pessoa digna e honrada".
"É um momento muito difícil para o Brasil. O governo do Rio manterá as relações institucionais com o governo federal, na figura do presidente em exercício, Michel Temer, para que, juntos, possamos criar propostas para que o País e o Estado superem a crise econômica. Aproveito a oportunidade para manifestar o meu carinho à presidenta Dilma, uma pessoa digna e honrada, e também agradecer o apoio e a ajuda que ela sempre deu ao Estado do Rio de Janeiro", disse em nota.
Leia mais
AO VIVO: acompanhe o pronunciamento de Temer após assumir como presidente interino
The Economist vê Temer com ideias melhores que Dilma, mas faz alerta
Governo Temer não deve ter mulheres ocupando ministérios
Aliado fiel, Pezão manifestou apoio a Dilma desde o início do processo de impeachment. No dia 18 de abril, ele lamentou "profundamente" a decisão da Câmara de Deputados de aprovar a admissibilidade do processo contra ela.
"Não cabe a mim contestar o resultado da votação na Câmara, mas posso dizer que lamento profundamente a decisão, que representa um atraso à democracia do nosso país. Sempre me posicionei publicamente contrário ao impeachment da presidenta Dilma, que considero uma pessoa digna e honrada. Não acredito que seja esse o mecanismo mais adequado para ajudar o Brasil a vencer a crise e avançar como uma nação melhor. A presidenta Dilma foi eleita pelo voto democrático e isso deve ser respeitado", disse, por nota.
Pezão está licenciado desde 28 de março e deve permanecer afastado até 30 de julho. O cargo está ocupado pelo vice-governador Francisco Dornelles (PP).
*Estadão Conteúdo