Em um áudio divulgado nesta segunda-feira (11), o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), fala como se o impeachment da presidente Dilma Rousseff tivesse sido aprovado pela Câmara dos Deputados. O áudio - de cerca de 13 minutos - foi obtido pelo jornal Folha de S. Paulo e teria sido enviado a parlamentares do partido.
A votação do processo contra Dilma está prevista para ocorrer no próximo domingo.
No discurso divulgado pela Folha, Temer diz estar fazendo seu primeiro “pronunciamento à nação”. Segundo ele, a fala ocorre “quando a Câmara dos Deputados decide por uma votação significativa declarar a autorização para a instauração de processo de impedimento contra a senhora presidente”.
Segundo o jornal, a assessoria de imprensa do vice confirmou a veracidade do áudio, enviado “por acidente” aos aliados de Temer.
Na mensagem, o vice-presidente fala na necessidade de “unidade nacional” e em um “governo de salvação”. “A grande missão é a pacificação do país”, afirmou.
"Não quero avançar o sinal, até imaginaria que eu poderia falar depois da decisão do Senado, mas, evidentemente, sabem todos os que me ouvem, quando houver a decisão definitiva do Senado, eu preciso estar preparado para enfrentar os graves problemas que hoje afligem o nosso país", disse.