O governador José Ivo Sartori confirmou em entrevista coletiva no fim da manhã desta segunda-feira (19) que decidiu abrir mão de receber o valor correspondente ao reajuste salarial sancionado por ele na semana passada. Sartori disse que ouviu a população e que o gesto é importante diante da situação financeira do Estado. A atitude também foi tomada pelo vice-governador, José Paulo Cairoli.
"É na verdade ouvindo a voz das pessoas. Precisávamos tomar esse gesto pelo conhecimento que todos têm da realidade financeira do Estado. Situação que não foi gerada por nós, mas que nós temos obrigação de sinalizar essa realidade", afirmou ao frisar que a decisão é de caráter pessoal.
Sartori disse que não tem receio de mudar posições e que tem humildade de "voltar atrás". Ele e o vice assinaram um documento formalizando a decisão de não receber o reajuste. Na sexta-feira, ele sancionou os reajustes salariais para governador, vice, secretários de Estado, deputados, Defensoria Pública, Ministério Público e Judiciário.
Para o governador, o aumento do salário foi de 45,9%, passando de R$ 17,3 mil para R$ 25,3 mil.