O diretório do PDT- RS aprovou, na noite desta quarta-feira (8), a liberação dos filiados para o segundo turno das eleições. Por 77 votos a 52, ficou definido que os militantes poderão escolher se irão apoiar José Ivo Sartori (PMDB) ou Tarso Genro (PT) na disputa ao governo do Estado. No entanto, os pedetistas não poderão participar de propagandas eleitorais ou subir em palanques.
Confira a votação de todos os candidatos nas eleições de 2014
Veja o perfil dos eleitos para a Assembleia Legislativa
Conheça o perfil dos novos deputados federais
No início da semana, a executiva do partido havia indicado apoio a Sartori. Apesar da discordância evidenciada na reunião do diretório, o presidente da sigla, Pompeo de Mattos, garante que a escolha fortaleceu o partido. "Existe uma imensa maioria que prefere a candidatura de Sartori, mas tem um segmento importante que prefere Tarso. Nós não temos que nos digladiarmos e nos machucarmos por conta deste ou daquele, temos que manter este clima de harmonia", afirmou.
Ex-secretário do Governo de Tarso Genro, o deputado federal eleito Afonso Motta também defendeu a liberação dos filiados. "Foi a melhor escolha, uma decisão soberana do nosso diretório de que cada um deve fazer a sua opção, mas sem participação efetiva na campanha", disse.