A disputa pela Presidência da República será decidida em segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Com 99,9% das urnas apuradas até as 23h45 deste domingo (5), a candidata à reeleição tinha 41,5% dos votos válidos (sem considerar brancos e nulos) contra 33,5% do ex-governador mineiro.
Acompanhe a apuração dos votos em tempo real
De selfie na urna ao voto dos candidatos: veja fotos da eleição
O número de votos a serem apurados não é mais suficiente para Dilma vencer no primeiro turno. Sendo assim, os eleitores terão que voltar às urnas no dia 26 de outubro para decidir quem será o novo presidente do Brasil. O reinício da propaganda eleitoral no rádio e na TV está marcado para a próxima terça-feira.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 99,9% das urnas apuradas, Marina Silva (PSB) registrava 21,3% dos votos válidos; Luciana Genro (PSOL) 1,55 e Pastor Everaldo (PSC), 0,75%.
Dilma Rousseff
Dilma Vana Rousseff, 66 anos, natural de Belo Horizonte (MG), é economista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Divorciada, tem uma filha - a procuradora Paula Araújo.
Foi presa e torturada no início dos anos 1970, pelo envolvimento no Comando de Libertação Nacional e na Vanguarda Armada Revolucionária Palmares. Após a saída da prisão, veio para o Rio Grande do Sul, terra-natal de Carlos Araújo, companheiro que conheceu durante a clandestinidade. No Estado, ajudou na fundação do PDT.
Em sua trajetória, foi secretária da Fazenda de Porto Alegre, presidente da FEE e secretária estadual de Minas e Energia em duas ocasiões, nas gestões de Alceu Collares e Olívio Dutra. Por divergências com Collares, deixou o PDT em 2000 e ingressou no Partido dos Trabalhadores.
Indicada para elaborar o plano de governo de Lula na campanha de 2002, foi escolhida ministra de Minas e Energia (2003-2005) após a chegada do PT ao Planalto. Durante a crise do mensalão, em 2005, assumiu a chefia da Casa Civil, ficando no cargo durante cinco anos, onde liderou projetos como Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa Minha Vida.
Só deixou a Casa Civil para disputar a eleição de 2010: foi escolhida sucessora pelo ex-presidente Lula, mesmo nunca tendo disputado nenhum cargo eletivo. Em 31 de outubro de 2010, foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil, ao vencer José Serra no segundo turno com mais de 55 milhões de votos - 56% dos votos válidos.
Aécio Neves
Aécio Neves, 54 anos, é candidato ao cargo de Presidente da República pelo PSDB. Natural de Belo Horizonte, é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Casado com Letícia Weber, tem três filhos: Gabriela, 22 anos, do primeiro casamento, e os gêmeos recém-nascidos Julia e Bernardo.
Neto de Tancredo Neves, iniciou sua vida política aos 21 anos - quando foi convidado pelo avô para ser seu secretário pessoal. Em 1986, foi eleito para seu primeiro cargo eletivo como deputado federal, sendo reeleito em 1990, 94 e 98. Quatro anos depois, conquistou o cargo de governador de Minas, ficando oito anos no cargo. Renunciou em abril de 2010 para se candidatar ao Senado.
Antes disso, foi cotado para disputar a vice-presidência na chapa de José Serra, mas recusou o convite. Dentro do PSDB, foi escolhido presidente nacional em 2013, o que garantiu espaço para ser candidato a presidente, fato inédito para um mineiro, já que desde 1989, o partido só apresentava candidatos de São Paulo ao Planalto como Mário Covas, Fernando Henrique, José Serra e Geraldo Alckmin.