O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promete multar os candidatos e partidos políticos que descartarem santinhos irregularmente nas ruas de Porto Alegre, no dia das eleições. Mesmo que a ação não seja flagrada pelos fiscais do departamento, a multa será aplicada com base no CNPJ das candidaturas.
No dia 5 de outubro, 33 agentes do DMLU atuarão na Capital para fiscalizar o descarte irregular de lixo na cidade e aplicar o Código Municipal de Limpeza Urbana, que prevê multa para quem despeja resíduos no chão. Os trabalhos começarão às 7h de domingo. O diretor-geral do DMLU, André Carús, afirma que os partidos políticos já foram avisados sobre a medida:
“Cada candidatura, seja ela majoritária ou proporcional, tem um registro próprio. Os partidos foram notificados. Não só os presidentes de partidos, como os representantes das coligações e dos próprios partidos que estão credenciados junto à Justiça Eleitoral”, garante.
A partir das 17h, o DMLU começará o trabalho de limpeza da Capital com aproximadamente 600 trabalhadores. No entanto, o Departamento já atua, diariamente, no recolhimento de cavaletes deixados irregularmente nas ruas de Porto Alegre depois das 22h. A Prefeitura calcula que até oito caminhões com propagandas políticas são recolhidos todos os dias.
TRE proíbe, mas candidatos continuam com cavaletes à beira do Arroio Dilúvio
Dezenas de cavaletes e bandeiras com propagandas políticas continuam montados à beira do Arroio Dilúvio, na Av. Ipiranga. A prática está proibida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desde a manhã de sábado (27) para evitar que os materiais caiam no arroio. O material é recolhido, diariamente às 22h, pelo DMLU; no entanto, os candidatos voltam a colocar as propagandas na área irregular.