O uso de cavaletes com fins eleitorais é proibido em Caxias do Sul conforme legislação municipal. Mas os candidatos, amparados pela lei eleitoral, têm utilizado o material durante a campanha. Além disso, uma reunião recente em Caxias com a Justiça Eleitoral definiu que o uso estava liberado, mesmo com a restrição no município.
O autor da lei municipal e candidato a deputado estadual Marcos Daneluz usa cavaletes. Ele era vereador em 2008, quando apresentou a proposta em conjunto com o então vereador Alaor de Oliveira. Daneluz diz que deixou de usar durante muitos anos, em respeito à legislação municipal, e se sentiu em desvantagem em relação aos outros candidatos. Ele só abre mão dos cavaletes se todos os candidatos também deixarem de usar:
"Se ocorrer um acordo de ninguém usar, eu sou o primeiro a não usar. Se a juíza proibir, serei o primeira a não usar também. A lei tem que ser igual para todos. Eu cansei de respeitar a legislação municipal e os outros não respeitarem".
O uso de cavaletes não será mais permitido no país a partir da próxima eleição. A minirreforma eleitoral de 2013 proíbe a utilização dos materiais e passa a vigorar em 2016.
Gaúcha
Apesar de proibição em lei municipal, Justiça Eleitoral libera uso de cavaletes em Caxias
Minirreforma eleitoral proíbe utilização, mas só vale a partir da próxima eleição
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project