Mais de 150 agricultores familiares invadiram na manhã desta sexta-feira (11) o pavilhão da Fenac, em Novo Hamburgo, onde está prevista cerimônia de formatura de 870 alunos do Programa Nacional de Ensino Técnico Profissionalizantes (Pronatec) com a presença da presidente Dilma Rousseff. O evento está agendado para as 17h.
O ato é organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) e cobra uma solução do governo federal para o impasse envolvendo a demarcação de áreas indígenas no Rio Grande do Sul. "Só sairemos daqui quando o governo federal nos apresentar uma solução concreta, estamos cansados de reuniões em Brasília", afirmou uma das coordenadoras da Fetraf, Cleonice Bach.
Segundo a federação, estão previstas demarcações de 16 reservas indígenas no Estado, que podem desapropriar terras de 10 mil pequenos agricultores.
Uma equipe do gabinete da presidência da República já esteve no local negociando com os agricultores. Eles pedem que os manifestantes deixem a área reservada aos formandos do Pronatec para que uma comitiva seja recebida pela presidente Dilma Rousseff, que tem chegada prevista em Novo Hamburgo para as 14h. No entanto, a proposta gera divisão entre os agricultores presentes. Enquanto um grupo está inclinado a aceitar a proposta, outro, mais radical, não cogita a hipótese de deixar o espaço que ocupam.