Em meio às investigações de irregularidades na Procempa, o presidente da companhia, André Imar Kulczynski (PTB), defendeu com unhas e dentes a mudança no perfil da empresa, operada a partir dos governos de José Fogaça (PMDB) e José Fortunati (PDT). Disse que antes a Procempa era uma empresa ensimesmada, não tinha perfil político na sua atuação dentro da gestão, era reativa e, por isso, sofreu com falta de investimentos.
- De 2005 para cá, a Procempa passou, inclusive, a ter assento no conselho político do prefeito. Eu tenho cadeira. Todas as segundas-feiras, a gente senta com o prefeito. A Procempa ganhou uma conotação fortemente política dentro da gestão - orgulha-se Kulczynski, que também defende o patrocínio da empresa a eventos sociais e esportivos, outro foco de investigação do Ministério Público.
A mudança de perfil da Procempa coincide com o aumento do número de cargos em comissão e funções gratificadas que, pelo valor, estão entre os mais disputados de toda a administração municipal. Pela proporção entre CCs e cargos preenchidos por concurso público, não é exagero afirmar que a Procempa é um cabide de empregos. São 286 cargos efetivos e 39 CCs, mais 20 funções gratificadas. Na Procergs, a empresa estadual de processamento de dados, são 1.100 servidores efetivos e nenhum CC.
Para diluir o poder do PTB na empresa, o prefeito José Fortunati manteve Kulczynski na presidência e dividiu os cargos de direção com outros partidos aliados. Na montagem do governo, assessores do prefeito falavam abertamente da disposição do prefeito em reduzir a força de Claudio Manfroi, integrante do Conselho de Administração e um dos principais líderes do PTB. Manfroi tem uma irmã e uma sobrinha como CCs na Procempa. Sua mulher ocupa um cargo no Demhab e o filho é assessor de gabinete de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado.
Fortunati, que determinou uma inspeção especial na Procempa, está em missão oficial na Califórnia. Estranhamente, não levou o presidente da empresa na comitiva que visita o Vale do Silício, a meca das empresas de tecnologia.