Formulado para dar ao cidadão acesso a informações públicas, o novo banco de dados digital de ZH ganhou o aval de especialistas e autoridades.
Ao permitir cruzamentos de estatísticas eleitorais e de indicadores socioeconômicos, o Mapa do Poder, lançado nesta quinta-feira em zerohora.com, é considerado uma arma na difusão do controle social.
Saiba mais
Como funciona o Mapa do Poder
Acesse o Mapa do Poder
Por meio dela, o usuário pode estabelecer comparações e tirar suas conclusões sobre o presente e o futuro dos municípios gaúchos, sem complicação. As possibilidades de análise são infinitas e incluem temas como investimentos em saúde e educação.
Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, o principal mérito da novidade é aglutinar informações até então dispersas em órgãos oficiais.
- A iniciativa é extremamente importante. Permite ao cidadão exercer controle sobre os órgãos públicos - resume Da Camino.
A opinião é compartilhada pela secretária-executiva do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Marina Atoji. Ela destaca uma outra vantagem: ao acessar o mapa, o eleitor consegue avaliar os desafios que os novos prefeitos terão pela frente. Com isso, pode estabelecer parâmetros sobre como os administradores deverão agir para melhorar a realidade.
- O cidadão pode verificar as tendências, já que a ferramenta permite comparação em relação ao período anterior. São informações essenciais para acompanhar os eleitos - diz ela.
Presidente da Famurs, Ary Vanazzi (PT) também aprova a inovação. Ele acredita que a ferramenta pode ser uma carta na manga para os gestores públicos. Quem souber tirar proveito, argumenta o dirigente, terá condições de elaborar políticas mais eficazes.
- Quanto mais informações o prefeito tiver, melhor. Quem ganha é a população - diz ele.
Frases
Ademir Koucher
Supervisor de informações do IBGE no Estado
"Gestão pública exige planejamento e diagnóstico, e não é possível fazer isso sem informação de qualidade e sem fontes fidedignas. Nesse sentido, o banco de dados de ZH é importantíssimo não só para os cidadãos, mas principalmente para os gestores públicos."
Marco Antonio Teixeira
Cientista político da FGV-SP
"A ferramenta tem valor inestimável. Pesquisadores podem cruzar informações para subsidiar trabalhos que podem contribuir para o desenvolvimento de políticas. Já os cidadãos interessados na melhoria dos serviços públicos podem comparar dados de diferentes áreas."
Cezar Miola
Presidente do TCE
"A democracia é mais do que um conjunto de procedimentos e garantias formais. É, sobretudo, protagonismo dos indivíduos e controle do Estado pela sociedade civil. Não se alcança este resultado sem consciência política e sem informação qualificada."
Gil Castello Branco
Secretário-geral da ONG Contas Abertas
"A transparência é a principal inimiga da corrupção. Além do mais, é um pressuposto do controle social. Sem acesso à informação, não há como o cidadão acompanhar o que fazem os seus representantes e o andamento das políticas publicas. A iniciativa do Zero Hora amplia a cidadania."
Radiografia das urnas
Especialistas aprovam banco de dados digital
Ferramenta permite cruzar informações sobre as eleições com estatísticas socioeconômicas do RS
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: