A estreante Lei da Ficha Limpa, a escolha dos gestores que irão preparar as cidades para sediar a Copa de 2014 e a eterna busca pela redução de carências na saúde, educação e segurança. A 10 dias das eleições, a relevância dos temas que estão em jogo indicam o tamanho da responsabilidade dos brasileiros que irão às urnas no dia 7 de outubro.
Em todo o país, na 12ª eleição direta (incluindo 1º e 2º turnos) após a redemocratização, 140 milhões de eleitores irão alçar ao poder 5.568 prefeitos e 57.416 vereadores que ocuparão mandatos pelos próximos quatro anos.
Além do evento esportivo, demandante de obras e adequações de legislação, caberá aos eleitos enfrentar tarefas como a redução do déficit de vagas em creches, a qualificação dos sistemas de educação, a resolução das deficiências do transporte público e dos gritantes problemas da saúde e da segurança pública.
A eleição de 2012 representa um marco na história da democracia do país: é a primeira em que se aplica a Lei da Ficha Limpa, ungida pelo anseio popular de barrar candidatos manchados pela lama da corrupção e por condenações pretéritas. Antes de votar, o eleitor pode, em uma breve consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conferir se o candidato escolhido por ele está liberado para concorrer ou se ficou preso nos filtros da Ficha Limpa ou de outros itens da legislação eleitoral. Em muitos casos, o postulante "ficha suja" poderá concorrer sub judice ao apresentar recurso ao TSE, que irá julgar a maioria dos casos somente após as eleições.
Na circunscrição gaúcha, 8,3 milhões de eleitores elegerão prefeitos de 497 municípios - incluindo Pinto Bandeira, emancipado recentemente de Bento Gonçalves - e 4.904 vereadores.
Eleições em segundo turno poderão ocorrer somente em cidades com mais de 200 mil eleitores. No Estado, essa chance existe somente em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul e Pelotas, desde que nenhum dos candidatos faça mais de 50% dos votos válidos, o que determina vitória em primeiro turno.
Na análise das principais capitais do país, São Paulo, Recife, Curitiba, Florianópolis, Salvador e Fortaleza se encaminham para a realização de segundo turno. As coisas devem se definir antes no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Veja o cronograma dos últimos dias de campanha:
Programa derradeiro
4 de outubro é o último dia de propaganda e de debates no rádio e na TV. Também se encerra o prazo para comícios.
Silêncio nos alto-falantes
6 de outubro é o último dia de propaganda com alto-falantes, distribuição de panfletos, caminhas e carreatas.
Hora da verdade
7 de outubro é o dia das eleições em primeiro turno, entre 8h e 17h, na sua seção eleitoral. São dois votos: um para vereador e outro para prefeito.
Cronômetro
O eleitor levará, em média, 40 segundos para votar. O tempo é calculado a partir do momento em que ele se dirige à urna até o instante em que confirma o voto.
E se não acabar agora?
Nas cidades em que há possibilidade de segundo turno para prefeito (isso ocorre nos casos em que nenhum candidato obtém mais de 50% dos votos válidos no primeiro), a nova votação ocorre em 28 de outubro.
A volta na TV
Em caso de segundo turno, a data limite para o reinício da campanha no rádio e na TV é o dia 13 de outubro.
Cobre a limpeza
Nos Estados em que houver segundo turno, 27 de novembro é o último dia para os partidos removerem as propagandas das ruas. Em caso de danificação de algum bem, deve ser feito o restauro.
Oooops...
O eleitor que deixou de votar tem prazo até 6 de dezembro para apresentar justificativa à Justiça Eleitoral.
Itinerante pausado
O voto em trânsito, que pressupõe a instalação de urnas especiais nas capitais para que pessoas de outros Estados possam votar, não estará disponível em 2012. A modalidade se aplica apenas em eleições presidenciais.
Exército eleitoral
As eleições contarão com 1.694.025 mesários em todo o país. A Justiça Eleitoral convocou 1.267.025 mesários e outros 427 mil são voluntários.
Exército de verdade
O TSE já autorizou o envio das tropas federais para dar segurança à eleição em 103 cidades. Ao todo, a Corte recebeu 474 pedidos de envio da Força Nacional de Segurança a municípios. Segundo o TSE, não há solicitações do RS.
Sem prisões
Desde sábado, candidatos, fiscais dos partidos e mesários não podem ser presos, exceto em flagrante delito. A medida, adotada 15 dias antes das eleições, previne tentativas de burlar ou tumultuar o processo eleitoral.
Primeira vez
Dos 5.568 municípios, quatro recem criados elegerão seu primeiro prefeito: Pescaria Brava (SC), Balneário Rincão (SC), Paraíso das Águas (MS) e Mujuí dos Campos (PA). Pinto Bandeira (RS), que volta a ser município, também vai escolher prefeito.
Ficha Limpa 1
É fácil verificar se o escolhido para receber o seu voto teve o registro de candidatura aprovado ou está impugnado, com recurso em análise.
Acesse o site do TSE. Clique na aba "eleições", depois selecione "eleições 2012". Já em uma nova tela, você deve acessar o link DivulgaCand2012 por duas vezes consecutivas.
Um mapa estampará a tela do seu monitor. Clique sobre o RS, escolha o município a ser consultado e o cargo: prefeito ou vereador.
Ficha Limpa 2
Uma grade com os cargos será aberta. Para visualizar a lista, basta selecionar o sinal de adição que fica ao lado do número de candidatos.
Uma ferramenta de busca no alto da página, à direta, ajuda a fazer a busca de candidatos. Só o primeiro nome basta para fazer a filtragem.
Com o candidato selecionado, aparecerá a foto dele. Se ele estiver com o registro "indeferido com recurso", significa que o TRE não autorizou a liberação por ter encontrado alguma irregularidade.