A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recusou o pedido do governo italiano de extraditar o ex-ativista Cesare Battisti, preso no Brasil desde 2007, repercutiu em jornais de todo o mundo. Os italianos Corriere della Sera e La Repubblica dão destaque às declarações de autoridades do país.
Corriere della Sera traz na manchete: "Battisti, o não de Lula à extradição" e "Berlusconi: A questão não está encerrada". Na matéria, o jornal destaca a manifestação contrária do ministro da Defesa italiano Ignazio La Russa, que considerou ofensiva a decisão.
- A pior previsão se confirmou, mas a Itália não deixará de continuar tentando que o Brasil recue nesta decisão injusta e gravemente ofensiva - conforme publicou o site do jornal italiano.
O jornal La Repubblica também destaca no topo do site o não de Lula, com foto do italiano algemado no Brasil. O periódico também mostra a reação do ministro Relações Exteriores italiana, Franco Frattini, que disse ser inaceitável a decisão do presidente. Ele declarou que isso fere a família e a memória das vítimas dos graves atos de violência cometidos por Cesare Battisti.
O New York Times também publicou que o presidente do Brasil concedeu asilo político ao italiano Cesare Battisti, mas que o caso ainda seria levado ao Supremo Tribunal Federal.
A matéria publicada pelo espanhol El País traz o título: "Lula encerra mandato com recusa à extradição de Battisti". No texto o jornal afirma que o Brasil tem travado nos últimos anos uma disputa para conceder ou não a extradição do ex-guerrilheiro.
Notícia
Caso Battisti: Jornais internacionais repercutem decisão de Lula
Lula decidiu nesta sexta não extraditar o ex-ativista italiano
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: