Neste domingo (27), quando ocorre o segundo turno das eleições municipais, Porto Alegre terá uma operação planejada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A ação, que contará com 354 profissionais e 23 caminhões, começará às 17h, logo após o fechamento das urnas, informou o Paço Municipal.
Assim que a votação se encerrar, as equipes iniciarão a varrição e remoção de resíduos deixados nas vias públicas, garantindo que o trânsito e o fluxo de pessoas possam ocorrer de forma tranquila. As equipes trabalharão até as 23h. Trabalhadores em regime de plantão também estarão de prontidão durante o dia, garantindo a manutenção das vias próximas aos colégios eleitorais.
Para reforçar a limpeza e a segurança, a Diretoria Geral de Fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) também terá uma operação especial em ação conjunta como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), circulando por várias regiões da cidade e intensificando a fiscalização, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, que prevê multas para quem descartar irregularmente material de campanha nas vias.
O TSE estabelece regras para a circulação de propaganda eleitoral. Os eleitores podem utilizar o aplicativo Pardal para denunciar casos de propaganda irregular.
Produção: Nathália Rodrigues