A Brigada Militar (BM) afirma que vai mobilizar todo o efetivo durante o próximo domingo (6), data das eleições municipais. Segundo o comandante-geral da BM, coronel Cláudio Feoli, policiais estarão nos locais de votação e também em pontos que podem ser usados para comemoração de candidatos eleitos após a apuração dos votos.
Os policiais que estiverem nas ruas vão contar com uma relação de condutas vedadas no dia da eleição, bem como o encaminhamento a ser dado em cada caso.
Durante o dia, todas as ocorrências serão encaminhadas para uma mesma central, que vai compartilhar as informações com outros órgãos.
— Nós montamos uma Central para que se possa monitorar todo o Estado e que vai receber todas as ocorrências. A partir daí transmitiremos ao Tribunal Regional Eleitoral de maneira online, para que a gente tenha a mesma percepção e informações — explicou Feoli.
A Brigada Militar também mapeou cidades que registraram episódios de violência durante a campanha e que são consideradas sensíveis. Em Bagé, por exemplo, tiros foram disparados durante o comício de um candidato a prefeito e houve invasão à casa de um concorrente a vereador.
— Aquelas cidades que apresentaram algum tipo de problema durante a campanha terão ao reforço dos Batalhões de Choque, que já estão nesses municípios desde que o problema foi detectado e vão permanecer também durante o domingo — disse Feoli.
Além da Brigada Militar, os demais órgãos de segurança também estarão atuando durante o domingo. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), efetivos das polícias Civil e Federal estarão mobilizados.
O número de agentes deslocados não é divulgado por questões de segurança. Não haverá Lei Seca no Estado, ou seja, a venda de bebidas alcoólicas não terá restrição no domingo.