A terceira pesquisa contratada pelo Grupo RBS para aferir as preferências do eleitor à prefeitura de Porto Alegre em 2024 foi divulgada neste sábado (5). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Considerando os votos válidos, que é a forma como o TSE divulga o resultado oficial das eleições, não contabilizando indecisos, nulos e brancos, Sebastião Melo (MDB) tem 50%. Com a margem de erro, tem entre 47% e 53%. Maria do Rosário (PT) tem 26%. Com a margem de erro, a candidata tem entre 23% e 29%. Na sequência, Juliana Brizola, do PDT, soma 23% dos votos válidos. Com a margem de erro, tem entre 20% e 26%.
Felipe Camozzato, do Novo, aparece com 1% dos votos válidos. Com a margem de erro, ele tem até 4%. Individualmente, os demais candidatos não alcançam 1%.
Ficha técnica
A pesquisa contratada e paga pelo Grupo RBS foi realizada com 1.002 pessoas, utilizando questionário estruturado, nos dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob protocolo RS-01213/2024.
Pesquisas eleitorais
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais nem divulga levantamentos encomendados por partidos, candidatos ou governos. Para atender ao interesse de seu público, os veículos do grupo somente contratam e divulgam resultados de institutos reconhecidos. Neste ano, contratou a Quaest, empresa de consultoria e pesquisa que reúne tecnologia e inteligência de dados, para fazer as sondagens referentes à eleição para prefeito de Porto Alegre. Fundada em 2016, a Quaest tem sede em Belo Horizonte.