Eldorado do Sul, município gaúcho proporcionalmente mais atingido pela enchente de maio, será comandado por Juliana Carvalho a partir do próximo ano. A candidata do PSDB venceu a eleição deste domingo (6) com 50,91% contra 49,09% de Fabiano Pires, do MDB. A disputa foi decidida por 355 votos de diferença, sendo 9.964 para Juliana e 9.609 para Fabiano.
Juliana Carvalho substituirá Ernani Gonçalves, do PDT, que havia sido reeleito nas últimas eleições. Ela será a primeira mulher a governar a cidade.
— A cidade decidiu mudar. O povo fez justiça nas urnas, o povo venceu essa eleição. Muito, muito feliz — disse.
Com Giovani Bombeiro como vice-prefeito, a candidatura foi formada pela coligação com os partidos PL, Cidadania, Pode, DC, PP e PRTB.
Juliana votou no início da tarde na Escola Medianeira, no centro do município. O comitê de campanha da chapa ficava em frente ao colégio, e teve movimentação com música desde o final da tarde, quando fecharam os portões dos locais de votação.
Quem é Juliana Carvalho?
Natural de Eldorado do Sul, a tucana tem 39 anos e é nutricionista. Ela fez pós em Gestão de Saúde Pública e está concluindo um mestrado em Educação e Saúde e Políticas Públicas. Servidora pública concursada do município desde 2008, foi eleita vereadora em 2020 e atuou como secretária da Saúde nas últimas duas gestões.
Além de ter integrado o secretariado da atual prefeitura, Juliana era do MDB, mas mudou de partido neste ano.