A disputa pela prefeitura de Cuiabá, capital do Mato Grosso, será definida no segundo turno, entre Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT).
O candidato pelo PL ficou com 39,61% dos votos válidos, enquanto o concorrente pelo PT fez 28,31%. As urnas estão 100% apuradas, segundo o TSE.
Eduardo Botelho (União Brasil) ficou em terceiro lugar, com 27,77% dos votos válidos.
A etapa decisiva do pleito ocorre em 27 de outubro.
Quem é Abilio Brunini
Nascido em Cuiabá (MT), Abilio Brunini, de 39 anos, trabalhou como arquiteto e designer. Em 2016, se candidatou a vereador da capital mato-grossense e conquistou a vaga pelo PSC. Em 2022, foi o segundo mais votado do Estado como deputado federal. Na ocasião, recebeu 87 mil votos. Brunini é candidato a prefeito de Cuiabá e tem como vice em sua chapa a Coronel Vânia (Novo).
Quem é Lúdio Cabral
Lúdio Cabral, 52 anos, é natural de Rio Verde (GO), mas ainda quando criança se mudou com a família para Cáceres (MT). Em 1996, se formou em Medicina e, depois de formado, trabalhou como médico sanitarista. Em 2004 e 2008, foi eleito e reeleito vereador de Cuiabá. Disputou a prefeitura e o governo nas eleições seguintes, mas foi derrotado. Em 2018, chegou à Assembleia Legislativa, e agora está no segundo mandato como deputado estadual. Lúdio Cabral é candidato a prefeito em chapa com Rafaela Fávaro, do PSD, como vice.