Em uma postagem nas redes sociais, o candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), comparou a cadeirada que levou de José Luiz Datena (PSDB) ao atentado sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, na campanha de 2018, e ao ataque contra o republicano Donald Trump na atual disputa pela presidência do Estados Unidos. O ex-presidente brasileiro foi esfaqueado durante a campanha presidencial de 2018, enquanto o ex-presidente norte-americano foi alvo de um atentado a tiros durante um comício na Pensilvânia este ano.
O caso aconteceu no debate da TV Cultura no domingo (15). Datena acabou expulso e Marçal deixou o programa para ir ao hospital.
Conforme O Globo, o advogado Tassio Renam, que representa Marçal, registrou um boletim de ocorrência contra Datena por lesão corporal e injúria.
Ataque contra Trump
Em julho deste ano, o ex-presidente Donald Trump foi retirado às pressas de um comício na Pensilvânia com sangue na orelha. Foram ouvidos tiros momentos antes do acontecimento. No momento dos disparos, Trump interrompeu o discurso e se abaixou rapidamente, levando as mãos ao rosto, enquanto a multidão gritava.
O público recebeu as orientações e a imprensa foi retirada do palanque. Após uma breve pausa, o republicano se levantou cercado por agentes.
Com a orelha sangrando, ele ergueu o punho para a multidão e foi levado às pressas para sua comitiva, que deixou rapidamente o local.
Facada em Bolsonaro
No dia 6 de setembro de 2018, o então candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, foi levado às pressas para a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora após ser atingido por uma facada enquanto participava de um comício na cidade, em Minas Gerais. Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram Bolsonaro sendo carregado por militantes após o incidente.