A pesquisa Quaest divulgada na terça-feira (27) sobre a intenção de voto para prefeito de Porto Alegre no primeiro turno segmentou o eleitorado geral por gênero, renda, faixa etária, escolaridade e religião.
Na pesquisa estimulada, quando o entrevistado é informado sobre nome e partido de todos os candidatos, Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais.
Veja abaixo as intenções de voto em Porto Alegre por gênero, renda, faixa etária, escolaridade e religião.
Nos recortes abaixo, alguns candidatos foram citados, mas não chegam a somar 1%, enquanto outros candidatos não foram citados.
Ficha técnica
A pesquisa contratada e paga pelo Grupo RBS foi realizada com 900 pessoas, utilizando questionário estruturado, entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob protocolo RS-09561/2024.
Pesquisas eleitorais
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais nem divulga levantamentos encomendados por partidos, candidatos ou governos. Para atender ao interesse de seu público, os veículos do grupo somente contratam e divulgam resultados de institutos reconhecidos. Neste ano, contratou a Quaest, empresa de consultoria e pesquisa que reúne tecnologia e inteligência de dados, para fazer as sondagens referentes à eleição para prefeito de Porto Alegre. Fundada em 2016, a Quaest tem sede em Belo Horizonte.